quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Redes de Computadores e a Engenharia

Toda grande empresa, instituição ou empreendimento possui redes interna de comunicação, ou seja, possuem redes de computadores, estas redes consistem em dois ou mais computadores ou dispositivos ligados por estruturas físicas e lógicas compartilhando informações entre si.
O uso das redes traz diversas vantagens, tais como:
- Facilita a comunicação entre pessoas
- Permite o compartilhamento de periféricos
- Permite aos usuários que acessem programas e dados simultaneamente.
 


Os tipos de redes são:
·         LAN(Redes Locais) – é um tipo mais comum de rede, serve para viabilizar a troca e o compartilhamento de informações e periféricos, preservando a independência dos vários dispositivos, e permitindo a integração em ambientes de trabalho cooperativo.  Interligam dispositivos a uma pequena distância, e possui altas taxas de transferência, baixo índice de erros e custo relativamente pequeno.
·         MAN(Redes Metropolitanas) – Ligam computadores ou LAN’s em uma determinada área metropolitana, geralmente são constituídas de materiais mais sofisticados, assim     tendo um maior custo para a sua implantação e manutenção.
·         WAN(Redes Remotas) – Conectam Lan’s e Man’s, compartilha recursos por uma maior comunidade de usuários geograficamente, alcançam regiões mais extensas, e o custo dos equipamentos tem um maior custo devido a sua sofisticação.

Equipamentos necessários para conectar uma rede
Diga-se de passagem, que há uma nova empresa de Engenharia no mercado, a mesma esta montando seu escritório aos poucos, chega um determinado ponto que já tem as máquinas (computadores) e suas respectivas estruturas físicas para exercer uma conexão, tais como: cabos e fios. Sabemos que os softwares utilizados no ramo exigem uma certa capacidade dos micros, então são utilizados computadores com capacidade de alcançar altos níveis de desempenho.
Neste caso será um utilizado um equipamento chamado Hub, que é capaz de interligar diversas máquinas, é indicado para redes com poucos terminais de rede, pois o mesmo não comporta um grande volume de informações passando por ele ao mesmo tempo devido a sua metodologia de trabalho. O Hub é uma caixa preta onde os diversos cabos são ligados, para haver a conexão.
Com o passar do tempo a empresa cresceu, a passou a se tratar com mais de uma conexão LAN, desta forma serão utilizados outros equipamentos, como Switchs e Roteadores. Que tem funcionalidade semelhante ao Hub. Os Switchs são considerados melhores devido a sua freqüência de informações enviadas que vão em uma espécie de pacote, já o Hub envia uma de cada vez. E os roteadores servem para para encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino.

Topologia:
É o layout físico da rede, a escolha é feita através da análise dos objetivos e necessidades. São elas:
-Barramento: É caracterizada por uma única linha de dados, é o tipo mais simples de topologia, os custos dos cabeamentos são baixos e a quebra do cabeamento pode desativar a rede.
- Estrela: É rede que é mais utilizada, por ser considerada segura. Há um elemento central que gerencia o fluxo de dados da rede, e toda a informação enviada passa pelo elemento central. O rompimento de uma máquina não afeta a rede.
-Anel: São organizados em circuito fechado, toda informação enviada percorre este circuito até chegar ao seu destino.
-Hibrida: Composta por todas as topologias citadas acima e possui o maior custo de todas.

Segurança de Rede:
- Anti-vírus
- Firewall
- Back-up dos dados
- No-break (para casos de queda de energia)
- Criptografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário